critais

sábado, 29 de março de 2014

Barbudo-rajado


Barbudo-rajado

O barbudo-rajado é uma ave galbuliforme da família Bucconidae. Também é conhecida pelos nomes de joão-barbudo, barbado, jururu, bole-bole e joão-doido. É endêmica do Brasil.
Seu nome significa: do (grego) malakos = macio; e ptilon = plumagem, pena; e do (latim)striatus, striare = estriado, com estrias, estria, sulco. ⇒ (Ave com) plumagem macia e estriada.

Características

Mede cerca de 20 cm de comprimento, com as partes superiores, cabeça e manto marrom-escuro estriado de ocre; garganta branca, com uma faixa negra logo abaixo; partes inferiores marrom-cinzentas, com peito superior tingido de ocre; “vírgula” branca na base do bico.

Alimentação

Alimenta-se de insetos e pequenos artrópodes, podendo vir ao solo à procura de alimento. Segue formigas de correição e acompanha bandos mistos de aves.

Reprodução

Para nidificar cavam uma galeria em solo acidentado ou barranco, dando em câmara incubatória forrada com um pouco de capim e folhas secas. A entrada às vezes é camuflada com folhas e galhos empilhados pelos pássaros. Põe 2 a 3 ovos brancos e brilhantes.

Hábitos

Habita o interior da mata escura onde haja abundância de folhas caídas, borda de matas primárias e secundárias margeada com capinzais altos, bambuzais e clareiras na Mata Atlântica e matas residuais mesófilas do Sudeste, mesmo as de pequeno porte. No Maranhão, vive em matas de terra firme, no sub-bosque. Engata a cauda lateralmente quando empoleirado. Encontrado solitário ou em pares.
Voz: Assobio fino que bem poderia ser de um tiranídeo pequeno: “biä, biä, biä”…, seqüência horizontal de 10 e mais pios. Silencia a maior parte do ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário